Órfãos da terra: sequestro, morte e fraude: dalila morreria na cadeia por crimes?

Compartilhe no WhatsApp

Dalila (Alice Wegmann) cometeu crimes suficientes em Órfãos da Terra para jamais sair da prisão

Dalila (Alice Wegmann) cometeu crimes suficientes em Órfãos da Terra para jamais sair da prisão

Na reta final de Órfãos da Terra, Dalila (Alice Wegmann) começou a pagar por todos os crimes que cometeu durante a trama. A vilã será condenada pelo assassinato de Paul (Carmo Dalla Vecchia), mas além disso sequestrou os mocinhos da novela e o filho pequeno deles e cometeu fraude ao tentar incriminar o delegado Almeidinha (Danton Mello). Se tivesse todas as penas somadas, na vida real, Dalila morreria na cadeia?

João Paulo Martinelli, professor de Direito Penal e econômico da Escola de Direito do Brasil, afirma ao Notícias da TV que, por tudo o que já fez na novela das seis da Globo, a personagem de Alice Wegmann seria condenada a até 42 anos de prisão. Haveria a possibilidade de ela sair da cadeia após o cumprimento de dois quintos da pena total –ou seja, a vilã ficaria presa durante cerca de 17 anos.

Porém, Dalila se beneficiaria de um detalhe do sistema penal no Brasil: nenhum criminoso pode cumprir mais de 30 anos. Em alguns casos, o juiz pode conceder a progressão de pena, que é a passagem de um regime rigoroso para outro mais brando: do fechado para o semiaberto e do semiaberto para o aberto, por exemplo.

“Não é qualquer preso que tem direito, pois há alguns requisitos que precisam sem cumpridos: tempo de cumprimento da pena e bom comportamento atestado pelo estabelecimento prisional”, explica Martinelli. Ele ressalta que é possível solicitar que um juiz avalie cada caso, mas isso não garante que o pedido será atendido.

Por estar grávida, Dalila deveria esperar seu julgamento em liberdade, mas isso não acontece nem na vida real, que dirá na ficção. A vilã entrará em trabalho de parto na cadeia, após se sentir muito estressada durante seu julgamento.

A bebê, fruto de seu relacionamento com Paul, correrá risco de morte no parto, mas sobreviverá. Enquanto Dalila estiver internada no hospital, ainda se recuperando das complicações do parto prematuro da bebê que ganhará o nome de Soraia, Youssef (Allan Souza Lima) planejará a fuga dela da prisão.

Dalila (Alice Wegmann) reflete pelos vários crimes que cometeu em seu plano de vingança

Dalila (Alice Wegmann) reflete pelos vários crimes que cometeu em seu plano de vingança

A pena da vilã

Quando quis obrigar Jamil (Renato Goés) a se casar com ela, Dalila manteve Raduan (Breno Dellatorre) preso durante algumas horas em um quarto de hotel com o capanga Fauze (Kaysar Dadour) e também obrigou Laila (Julia Dalavia) a assistir à cerimônia. A pena para sequestro varia de um a três anos e pode aumentar para até cinco quando o refém fica preso durante mais de 15 dias.

Ao plantar provas para incriminar o delegado, Dalila cometeu o crime de fraude processual, que lhe renderia pena de três meses a dois anos de prisão. A filha de Aziz (Herson Capri) mandou um capanga colocar drogas entre os pertences de Almeidinha pra que ele fosse preso e investigado. Mas o delegado conseguiu provar sua inocência, destruindo o plano da personagem.

A pena mais alta da vilã seria por homicídio qualificado: até 30 anos de cadeia, caso condenada, por ter assassinado seu amante Paul com um tiro à queima-roupa, depois de ser traída por ele. Essa atitude é configurada como crime hediondo.

Órfãos da Terra, de autoria de Duca Rachid e Thelma Guedes, vai ao ar até o dia 27 de setembro. Será substituída por Éramos Seis, escrita por Angela Chaves. Gloria Pires, Antonio Calloni, Susana Vieira, Nicolas Prattes, entre outros, integram o elenco na próxima novela das seis.