Amor de mãe: globo acende alerta após novela marcar pior ibope de novela das nove no ano

Compartilhe no WhatsApp

Érica (Nanda Costa) e Raul (Murilo Benício) em Amor de Mãe: novela ainda não engrenou no Ibope

Érica (Nanda Costa) e Raul (Murilo Benício) em Amor de Mãe: novela ainda não engrenou no Ibope

No ar desde 25 de novembro, Amor de Mãe não conseguiu empolgar os telespectadores em seu primeiro mês de exibição. A Globo já ligou um sinal de alerta. Apesar de elogiada pela crítica especializada, a trama de Manuela Dias sofre resistência de boa parte da audiência. No sábado (22), o folhetim marcou apenas 22,6 pontos na Grande São Paulo, o pior desempenho de uma novela das nove neste ano.

Em um intervalo de apenas duas semanas, essa foi a quinta vez que Amor de Mãe não foi o programa mais visto da TV.

O capítulo do último fim de semana, mesmo exibido em um horário com mais TVs ligadas, ficou atrás da final do Mundial de Clubes entre Flamengo e Liverpool, que anotou 24,9 de média, e de Bom Sucesso, com 22,9 no Ibope.

Na sexta (20), a trama protagonizada por Regina Casé, Adriana Esteves e Taís Araujo deu 25,4 pontos e teve o seu resultado mais fraco em dia útil. Foi menos vista do que a novela das sete (25,6) e do que o Jornal Nacional (25,5).

Nessa mesma época no ano passado, O Sétimo Guardião enfrentava o mesmo problema na faixa mais nobre da Globo e estava com números semelhantes aos de Amor de Mãe antes de entrar no período de festas de fim de ano, quando menos TVs ficam ligadas.

Resultado: a trama de Aguinaldo Silva anotou apenas 16,2 pontos na véspera de Natal e chegou ao fundo poço em 31 de dezembro, com média de 15,2 na Grande São Paulo –esse é o pior ibope das novelas das nove em toda a história da Globo.

De 1º de janeiro para cá, no entanto, nem O Sétimo Guardião e muito menos A Dona do Pedaço chegaram aos 22,6 pontos de Amor de Mãe.

A partir do início de 2020, a trama de Manuela Dias precisará esboçar alguma reação no Ibope e ultrapassar a barreira dos 30,0 pontos de média geral, pelo menos. Atualmente, está com 29,0 –e caindo. É o mesmo desempenho, por exemplo, de Bom Sucesso, e apenas 0,2 ponto a mais do que conquistou o último folhetim de Aguinaldo Silva, considerado um fracasso retumbante.

Caso não consiga melhorar já nos primeiros meses, Amor de Mãe deve começar a ser cobrada por mudanças pela direção da Globo, que entra em ação quando suas novelas estão dando muito menos audiência do que o esperado para o horário.

O Sétimo Guardião, por exemplo, sofreu cortes em janeiro e teve a trama acelerada na tentativa de reverter o ibope ruim e a baixa repercussão. Amor de Mãe, com uma pegada quase cinematográfica, deve passar por uma mudança de estilo.