Usp terá mini-curso gratuito sobre clamp em fevereiro

Compartilhe no WhatsApp

Segundo a Secretaria de Cultura e Extensão Universitária (SCE) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, durante fevereiro a universidade oferecerá um “mini-curso de férias” sobre os mangás da CLAMP, grupo de mangakás que fez diversas obras famosas como Cardcaptor Sakura e Guerreiras Mágicas de Rayearth.

As aulas serão nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 10h às 12h, na sala Multimídia da Casa de Cultura Japonesa (Av. Lineu Prestes, 159) e a ementa oficial do curso é:

O curso propõe uma apresentação sobre a produção de mangás do grupo CLAMP, à luz de suas obras publicadas no Brasil e de teorias defendidas por estudiosos como Daniele Barbieri (2017), Will Eisner (1989), Sonia Luyten (2011), entre outros. Para isso, busca examinar questões artísticas e editoriais ligadas a esses títulos e ao grupo como um todo, proporcionando uma observação pormenorizada das etapas do processo criativo implicado no desenvolvimento das obras por ele produzidas e elencando características que diferenciam o CLAMP de outros artistas dentro do segmento de produção dos quadrinhos japoneses. Além disso, o curso pretende estimular discussões críticas e aprofundadas sobre os mangás, tendo em vista a aproximação entre os leitores e os estudos acadêmicos voltados para esta área, exemplificando algumas temáticas de pesquisa possíveis.

O curso é gratuito e será ministrado por Maiara Heleodoro dos Passos, sob coordenação da professora doutora Leiko Matsubara Morales. As matrículas começam no dia 21 de janeiro, às 9h, de forma online pelo sistema Apolo.

USP terá mini-curso gratuito sobre CLAMP em fevereiro

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Quando?:10 e 11 de fevereiro de 2020.
  • Onde?:Casa de Cultura Japonesa (Av. Lineu Prestes, 159) – Sala Multimídia.
  • Como me inscrever?: Pela internet, a partir das 9h do dia 21 de janeiro de 2020.
  • Preço: Gratuito.