Guarda municipal diz que foi atacada por foliões no bloco da favorita

Compartilhe no WhatsApp

Bloco da Favorita marcou a abertura do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro no domingo (12); festa terminou em tumulto

Bloco da Favorita marcou a abertura do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro no domingo (12); festa terminou em tumulto

O show do Bloco da Favorita terminou em tumulto na noite de domingo (12), na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro. Após o fim do evento, uma confusão se estendeu pelas ruas de Copacabana. De acordo com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, agentes tentavam dispersar o público e foram atingidos por garrafas de vidro e pedras. Com a confusão, um guarda ficou levemente ferido. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a dispersão da multidão.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou ao Notícias da TV que um agente foi “atingido na cabeça por uma garrafa lançada por vândalos”. Ele foi levado ao Hospital Municipal Rocha Maia, sendo liberado após atendimento médico. Oito pessoas foram presas e quatro apreendidas após o tumulto, de acordo com o balanço da PM.

O Bloco da Favorita marcou a abertura oficial do Carnaval do Rio de Janeiro e levou 300 mil pessoas para a festa. O evento teve apresentações de Preta Gil, Toni Garrido, Sandra de Sá, MC Leozinho, MC Andinho, MC Marcinho, DJ Felipe Mar e do Bloco Me Esquece. O evento aconteceu das 15h às 18h e contou com a presença de famosos no palco, como Thaila Ayala, Sheron Menezzes, Camila Queiroz e Letícia Lima.

Carol Sampaio, responsável pelo evento, se manifestou em seu Instagram após a divulgação de vídeos da confusão. “Fomos responsáveis por realizar um show totalmente gratuito para a população carioca, com a participação dos mais importantes artistas da música nacional”, disse ela.
“Cumprimos com todas as exigências legais estabelecidas pelo Poder Público e contamos com todas as autorizações e alvarás exigidos em lei. O evento, que começou e terminou no horário previsto, e com o público esperado, transcorreu sem nenhuma intercorrência ou registro de violência”, explicou Carol.

Sobre a confusão, a organizadora afirmou que tudo aconteceu depois do fim do evento. “Infelizmente após a apresentação do bloco, tivemos questões de segurança pública e ordenamento urbano que são de responsabilidade do Poder Público e fogem das atribuições da nossa empresa”, contou.
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro emitiu comunicado sobre as ocorrências. Leia a íntegra:

“A Guarda Municipal esclarece que, no momento da dispersão, uma equipe foi atacada por ambulantes e outras pessoas, que atiraram garrafas de vidro, pedras e outros objetos, quando os agentes atuavam para a liberação da via. A equipe precisou usar equipamentos de menor potencial ofensivo para conter o tumulto nas proximidades do Hotel Copacabana Palace. Um guarda municipal ficou levemente ferido. A operação especial de aberturas do Carnaval contou com o apoio de 231 agentes, atuando no patrulhamento e nas ações de controle e fiscalização de trânsito”.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro, por sua vez, informou que prendeu oito pessoas. Veja a íntegra:

“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na noite de domingo (12/01), policiais militares atuando na orla de Copacabana foram acionados para apoiar guardas municipais devido a um tumulto na dispersão do evento que ocorria no local. Um policial militar foi atingido na cabeça por uma garrafa lançada por vândalos. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal Rocha Maia, onde recebeu atendimento médico e foi liberado. Até o momento, na apuração de ocorrências, constam oito presos e quatro apreendidos ao longo do evento na Praia de Copacabana”.

De acordo com relatos, hóspedes do hotel Copacabana Palace teriam sido atingidos na área externa do estabelecimento. Ao Notícias da TV, a assessoria negou a informação e informou que “muitas pessoas buscaram refúgio no hotel”, que “se prontificou a ajudar abrigando prioritariamente crianças e idosos”.

Confira vídeos da confusão após o Bloco da Favorita que circulam nas redes sociais:

Ver essa foto no Instagram
This is how an event at the beach finishes in Rio. 👎👎👎👎👎👎 . . Recebi esse video pelo Whats app e deduzi: O baile da favorita só é bom pra @sampaio_carol E pros amigos dela. Pra população, que depende da segurança, é uma merda. As pessoas de BEM que foram pra esse evento acabaram numa GUERRA . Eu fico pasma como os organizadores cagam e andam pra isso. Aí vão dizer ah a segurança é responsabilidade do estado. Então, façam o evento de vcs em algum lugar afastado e assim as pessoas que querem ir com crianças num domingo de SOL poderão ter PAZ. Essas pessoas serão as mais prejudicadas. 💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎 .. . #worldwide #channel #discover #tmz #fox #abc #globo #tlc #cnn #nytimes #virus #readme #findme #ellendegeneres #subscribe #afazenda #rederecord #viralizounarede #viralizou #life #tv #bolsonaro #goviral #lulalivre #instagram #brazil #viralvideos #viral
Uma publicação compartilhada por Fadinhas (@onceuponatimeonline) em

Confira declaração de Carol Sampaio:

Ver essa foto no Instagram
O Bloco da Favorita teve a alegria de fazer parte da Abertura do Carnaval do Rio de Janeiro. Fomos responsáveis por realizar um show totalmente gratuito para a população carioca, com a participação dos mais importantes artistas da música nacional. Cumprimos com todas as exigências legais estabelecidas pelo Poder Público e contamos com todas as autorizações e alvarás exigidos em lei. O evento, que começou e terminou no horário previsto, e com o público esperado, transcorreu sem nenhuma intercorrência ou registro de violência. Ao contrário, centenas de imagens e matérias difundidas pela imprensa registram momentos inesquecíveis de emoção e alegria do início ao fim da festa. Foi um dia com uma festa alto astral, cheia de alegria e música, que é a nossa proposta. Infelizmente após a apresentação do bloco, tivemos questões de ordenamento urbano que são de responsabilidade do Poder Público e fogem das atribuições da nossa empresa. Agradecemos e nos solidarizamos com o público, que merece lazer, cultura e segurança para ir e voltar dos eventos realizados em qualquer lugar da nossa cidade. Obrigada a todos que foram ao evento pra se divertir com educação, consciência e respeito ao próximo…
Uma publicação compartilhada por Carol Sampaio (@sampaio_carol) em